domingo, 16 de setembro de 2012

OS CACHOEIRENSES E A ORIGEM DO NOME CACHOEIRA DO ARARÍ

A versão mais aceita é de que o nome do Município teve origem no fato de haver um desnível do leito do Rio Ararí, bem em frente ao local onde está situada à cidade, o qual, no verão, provocava uma precipitação de água, em forma de cachoeira, daí a razão do nome do Município.

Ararí é o nome do principal lago da Ilha do Marajó e de um de seus mais importantes rios, onde está situada, em sua margem esquerda a Cidade. Ararí é o nome dado a um cipó da família das Leguminosas Papilonáceas, encontrado nas margens dos rios, a qual dá flores grandes com cor de fogo. Ararí ou Arara-Canindé = é também uma ave conhecida por sua plumagem de cor azul e amarelada no ventre, com vários riscos pretos em volta dos olhos. Pode medir até um metro de comprimento. A etimologia deste nome seria arara-í, que significa arara pequena, sendo que o sufixo í tem também o sentido de água, rio. Portanto, Ararí pode também significar rio das araras. 

Quanto ao nome Arariúna, de origem tupi, pode significar ararinha preta.
Então Ararí tanto pode significar ararinhas, como Rio das araras: ará + i ou ará + ig.
Mais sabemos que este mesmo rio tem uma grandiosa importância para a sobrevivência, ele é a maior fonte de alimento do município, bem como base de sua economia. Rio este que serve de escoadouro da produção econômica local, é também a “estrada” que nos liga a Capital Belém, segundo alguns moradores antigos, este rio, fora feito por uma “Cobra Grande”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise aqui o que voce procura