quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CÍRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO ARARI

Foi no bispado do Frei Caetano Brandão no ano de 1747, que a Paróquia de Nossa Senhora da conceição de Cachoeira foi criada numa confortável fazenda do capitão mor André Fernandes Gavinho, à margem esquerda do Rio Ararí. Para que a Paróquia pudesse se desenvolver e crescer com suas atividade de fato, o povo teve que lutar para vencer com paciência e tenacidade os obstáculos da renitente e obstinada recusa do proprietário da época, até conseguir a permissão para erguer uma pequena capela nas margens do Rio Ararí, Estes acontecimento ocorreram no período de 1760 a 1790.
A permissão restrita por parte do proprietário, autorizava a construção da capela, mas a frequência do povo só era permitida aos domingos nos dias santificados e nas festas dos padroeiros, durantes as cerimônias religiosas, pois até então era uma paróquia sem povoado. Com a criação da vila em (1833), a paróquia desenvolvia - se, a vida religiosa dos habitantes foi tornando-se livre do arbítrio do poder, conquistando espanco e desenvolvendo-se com fé e trabalho.
Até 1888, a então pacata vila de Cachoeira estava acostumada, anualmente a reverencia à Nossa Senhora da Conceição padroeira do lugar, no mês de dezembro, e São Sebastião em janeiro, numa manifestação profana religiosa. Em 1889, a paróquia de nossa senhora da conceição de Cachoeira, dirigida pelos pastores da época, ouviram os apelos da comunidade e juntos prepararam todos os programas, para que no ano seguinte (1890) fosse realizada uma grande procissão que passaria a denominar-se Círio, bem ao modelo do grande prestigio que ocorre em Belém, o Círio de Nossa senhora de Nazaré.
Numa manhã do terceiro domingo de dezembro do ano de 1890, foi realizado o primeiro círio em louvor á nossa Senhora de Nazaré. A grande manifestação inicial teve como local de saída à velha Intendência Municipal no bairro de Petrópolis, berço do inicio da cidade até a igreja matriz tudo sob a organização da comissão de leigos com o apoio vigário da época.

Enfrentando dificuldades da ocasião, organizadores, diretorias e vigários, tudo fizeram para que as festas se transformou na maior festa religiosa do município.

Eis alguns aspectos importantes do Círio de Nossa Senhora: A partir do ano de 1893, passa a fazer parte do cortejo do círio homens montados a cavalo, com trajes típicos da época, quase sempre fazendeiros, criadores e vaqueiros vindos de várias localidades da região (fazendas) e também da cidade para acompanharem o Círio e agradecer as bênçãos e graças recebidas, e após a chegada do Círio na Igreja da Matriz, realizavam provas de velocidade com cavalos (corrida). Aproximadamente em 1935, foi confeccionado o Carro dos milagres, pelo artesão Raul de Jesus Nascimento, uma réplica do usado em Belém, era presidente da festa neste ano o Sr. Firmino José de Leão Júnior (Finoca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise aqui o que voce procura