segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Agarrada Marajoara

Após muitos contatos com pessoas da região, conseguimos descobrir que a Agarrada Marajoara surgiu com o próprio caboclo, há mais de 300 anos, nas suas observações e necessidades.
O Caboclo observou o COMPORTAMENTO dos Animais, principalmente do búfalo (animal de origem africana), e sentiu que no momento em que o búfalo vê ameaçada a sua liderança em relação ao rebanho, enfrenta o seu rival colocando cabeça com cabeça, ficando os pés no chão e tentando um derrubar o outro emaranhando os chifres; o que cair é o perdedor. Isso chama-se “MARRADA”, que com o passar dos anos evoluiu linguisticamente para “AGARRADA”, pois inteligentemente o caboclo, por não possuir chifres, utilizou seus braços para, na tentativa de derrubar o seu adversário, imitar os animais, colocando também cabeça com cabeça e segurarem-se nas mãos para desenvolverem um combate, que via de regra, acontecia sempre nos finais de tarde à beira dos rios, antecedendo o banho ou quando o caboclo sentia-se ameaçado na liderança perante o grupo ou em relação à sua fêmea.
Hoje esta luta é bastante popular nas festividades religiosas do município, como: Círio de Nossa Senhora da Conceição, Festividade de São Sebastião, Festividade de São Pedro e Eventos organizados para este fim. Tratada como esporte, tem um grandioso destaque pós Jogos de Identidade Cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise aqui o que voce procura